Versão de Texto Restaurada

Versão de 2019. (depois, uma versão mais recente)

Instituto AMA – Associação Mantenedora de Apoio à Criança de Risco e com Câncer

A Associação nasceu da solidariedade e do trabalho voluntário de pessoas como Gasparino Seratto, Ezicleia Poss Seratto, Nensi de Siqueira e Cleverson Siqueira, que visitavam famílias carentes da região, para as quais levavam além de doações, seu carinho e atenção. Percebendo as fragilidades e demandas de toda ordem para um grande número de crianças e adolescentes sem os cuidados básicos de higiene, saúde e fracasso escolar sendo esses os fatores determinantes para fundar uma associação que ofertasse um atendimento digno na promoção da garantia dos direitos de crianças e adolescentes daquela comunidade.

sorriso O Instituto AMA – Associação Mantenedora de Apoio a Criança de Risco e de Câncer, foi fundada em 02 de Julho de 2003, de caráter filantrópico, sem fins econômicos. Localizada na Rua : Emma Elvira Biancolini Bini, n° 33 Bairro Capão da Imbuia em Curitiba, Cep 82.810-020. Reconhecida como de Utilidade Pública Municipal nº 12.171 de 17/04/2007, Utilidade Pública Estadual nº 16.460 22/02/2010 e Certificada pela Fundação de Ação Social em 13/05/2011 sob o registro nº 538, tendo como suas finalidades estatutárias a Defesa dos Direitos da Comunidade destinando as doações recebidas em benefício da Comunidade de sua área de abrangência.

MISSÃO

O AMA tem em sua missão promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações e a prestação de serviços para a melhoria da qualidade de vida das crianças em situação de vulnerabilidade e risco social e o apoio a família, buscando a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Há o atendimento mensal a 110 crianças, destas 56 crianças de risco social com idade de 01 e oito meses a 13 anos , atendidas diariamente dentro do Instituto, desde a higiene pessoal, alimentação, orientação escolar, atividades lúdicas, oficinas sócio educativas, de forma gratuita, planejada e continuada. Crianças especiais cadastradas no Instituto , que apresentam demanda de saúde, com distribuição mensal de leites especiais, medicamentos , fraldas geriátricas,cama hospitalar, entre outros, cada um dentro do que precisa ao longo do tratamento.

OBJETIVO DAS ATIVIDADES:

  • Vivenciar, atividades culturais, recreativas através da dança que contribuam para o desenvolvimento integral das crianças atendidas;
  • Trabalhar de forma integrada entre nas atividades lúdicas e esportiva visando o atendimento das necessidades oportunizando variados tipos de experiências de aprendizado;
  • Aprender a manifestar-se culturalmente através da vivência de diferentes linguagens (corporal, visual e verbal) de forma prazerosa e lúdica;
  • compreender o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil, bem como a utilizar a brincadeira como ferramenta pedagógica.
  • Trabalhar o vínculo familiar, orientações e responsabilidades quanto ao processo sócio educativo da criança.
  • A JUSTIFICATIVA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO:

    No Brasil, há formas diferenciadas da sociedade compreender e tratar as fases da infância, formas essas dependentes das categorias sociais a que eles pertençam. Referimo-nos a um processo de socialização desigual, pautado em classes sociais. Maneiem (1968) denomina essas fases de desenvolvimento de “prolongadas” ou “abreviadas”.menina_linda_AMA

    A relação da infância com a sociedade é desigual: não há a existência de uma infância e de uma juventude para todos. Desse modo, aqueles pertencentes às classes dominantes vivenciam um desenvolvimento prolongado, enquanto os que pertencem às classes dominadas, de baixo poder aquisitivo, têm um desenvolvimento abreviado.

    O ECA, concebido como a doutrina da proteção integral, determina a forma de atuação das entidades governamentais e não governamentais no atendimento à criança e ao adolescente e que, segundo o Artigo 86, dar-se-á mediante um conjunto articulado de ações governamentais e não- governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    No Artigo 87 do ECA, são traçadas as linhas de ação da política de atendimento:

    políticas sociais básicas, políticas e programas de caráter supletivo para os que dela necessitarem, serviços especiais de prevenção, de educação e atendimento médico psicológico às vítimas de negligência, maus tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão, e proteção jurídico-social por entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente.

    É nesse contexto da política de atendimento que tem lugar o papel do educador/educando. O Instituto Ama propõe uma modalidade de acolhimento a crianças que se encontram em situação de risco pessoal ou social por meio das feliz amaatividades socioeducativas, do lúdico e do brincar, no ampliar de suas possibilidades, na melhoria de sua condição de vida, fortalecendo-os enquanto indivíduos na garantia de seus direitos, como protagonistas de sua própria história.

    DIAGNÓSTICO DA ÁREA:

    O Projeto vem sendo desenvolvido desde 2003, quando do inicio das atividades no bairro Capão da Imbuia. Localidade reconhecida como vulnerável e de risco. Bairros Limítrofes: Cajuru e Bairro Alto considerados também com histórico de violência. A linha do trem como o córrego também é uma fronteira que divide o bairro com a Vila Oficinas ou o Cajuru por toda a extensão do bairro, até Pinhais. População 24.000 habitantes.

    Educação: O Capão da Imbuia cedia algumas Instituições Escolares públicas estaduais e municipais que são: Colégio Estadual Maria Aguiar Teixeira,Colégio Estadual República Oriental do Uruguay, Colégio Estadual Paulo Leminski, Escola Municipal Enéas Marques dos Santos, Escola Municipal CEI Eva da Silva.

    Versão de setembro de 2021

    Excluído:

    Instituto AMA – Associação Mantenedora de Apoio à Criança de Risco e com Câncer

    Excluído:

    A Associação nasceu da solidariedade e do trabalho voluntário de pessoas como Gasparino Seratto, Ezicleia Poss Seratto, Nensi de Siqueira e Cleverson Siqueira, que visitavam famílias carentes da região, para as quais levavam além de doações, seu carinho e atenção. Percebendo as fragilidades e demandas de toda ordem para um grande número de crianças e adolescentes sem os cuidados básicos de higiene, saúde e fracasso escolar sendo esses os fatores determinantes para fundar uma associação que ofertasse um atendimento digno na promoção da garantia dos direitos de crianças e adolescentes daquela comunidade.

    Excluído:

    sorriso O Instituto AMA – Associação Mantenedora de Apoio a Criança de Risco e de Câncer, foi fundada em 02 de Julho de 2003, de caráter filantrópico, sem fins econômicos. Localizada na Rua : Emma Elvira Biancolini Bini, n° 33 Bairro Capão da Imbuia em Curitiba, Cep 82.810-020. Reconhecida como de Utilidade Pública Municipal nº 12.171 de 17/04/2007, Utilidade Pública Estadual nº 16.460 22/02/2010 e Certificada pela Fundação de Ação Social em 13/05/2011 sob o registro nº 538, tendo como suas finalidades estatutárias a Defesa dos Direitos da Comunidade destinando as doações recebidas em benefício da Comunidade de sua área de abrangência.

    Excluído:
    Adicionado: Adicionado:
    Adicionado: Adicionado: Adicionado:
    Adicionado: Adicionado: Adicionado:
    Adicionado: Adicionado: Adicionado:
    Adicionado: Adicionado: Adicionado:
    Adicionado: Adicionado: Adicionado:
    Excluído:

    MISSÃO

    Adicionado: Excluído:

    O AMA tem em sua missão promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações e a prestação de serviços para a melhoria da qualidade de vida das crianças em situação de vulnerabilidade e risco social e o apoio a família, buscando a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

    Excluído: Há o atendimento mensal a 110 crianças, destas 56 crianças de risco social com idade de 01 e oito meses a 13 anos , atendidas diariamente dentro do Instituto, desde a higiene pessoal, alimentação, orientação escolar, atividades lúdicas, oficinas sócio educativas, de forma gratuita, planejada e continuada. Excluído:   Excluído: Crianças especiais cadastradas no Instituto , que apresentam demanda de saúde, com distribuição mensal de leites especiais, medicamentos , fraldas geriátricas,cama hospitalar, entre outros, cada um dentro do que precisa ao longo do tratamento. Excluído:
    Excluído:

    OBJETIVO DAS ATIVIDADES:

    Excluído:
      Excluído:
    • Vivenciar, atividades culturais, recreativas através da dança que contribuam para o desenvolvimento integral das crianças atendidas;
    • Excluído:
    • Trabalhar de forma integrada entre nas atividades lúdicas e esportiva visando o atendimento das necessidades oportunizando variados tipos de experiências de aprendizado;
    • Excluído:
    • Aprender a manifestar-se culturalmente através da vivência de diferentes linguagens (corporal, visual e verbal) de forma prazerosa e lúdica;
    • Excluído:
    • compreender o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil, bem como a utilizar a brincadeira como ferramenta pedagógica.
    • Excluído:
    • Trabalhar o vínculo familiar, orientações e responsabilidades quanto ao processo sócio educativo da criança.
    • Excluído:
    Excluído:
    Excluído:

    A JUSTIFICATIVA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO:

    Excluído:

    No Brasil, há formas diferenciadas da sociedade compreender e tratar as fases da infância, formas essas dependentes das categorias sociais a que eles pertençam. Referimo-nos a um processo de socialização desigual, pautado em classes sociais. Maneiem (1968) denomina essas fases de desenvolvimento de “prolongadas” ou “abreviadas”.menina_linda_AMA

    Excluído:

    A relação da infância com a sociedade é desigual: não há a existência de uma infância e de uma juventude para todos. Desse modo, aqueles pertencentes às classes dominantes vivenciam um desenvolvimento prolongado, enquanto os que pertencem às classes dominadas, de baixo poder aquisitivo, têm um desenvolvimento abreviado.

    Excluído:

    O ECA, concebido como a doutrina da proteção integral, determina a forma de atuação das entidades governamentais e não governamentais no atendimento à criança e ao adolescente e que, segundo o Artigo 86, dar-se-á mediante um conjunto articulado de ações governamentais e não- governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    Excluído:

    No Artigo 87 do ECA, são traçadas as linhas de ação da política de atendimento:

    Adicionado: Excluído:

    políticas sociais básicas, políticas e programas de caráter supletivo para os que dela necessitarem, serviços especiais de prevenção, de educação e atendimento médico psicológico às vítimas de negligência, maus tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão, e proteção jurídico-social por entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente.

    Excluído:

    É nesse contexto da política de atendimento que tem lugar o papel do educador/educando. O Instituto Ama propõe uma modalidade de acolhimento a crianças que se encontram em situação de risco pessoal ou social por meio das feliz amaatividades socioeducativas, do lúdico e do brincar, no ampliar de suas possibilidades, na melhoria de sua condição de vida, fortalecendo-os enquanto indivíduos na garantia de seus direitos, como protagonistas de sua própria história.

    Excluído:

    DIAGNÓSTICO DA ÁREA:

    Excluído:

    O Projeto vem sendo desenvolvido desde 2003, quando do inicio das atividades no bairro Capão da Imbuia. Localidade reconhecida como vulnerável e de risco. Bairros Limítrofes: Cajuru e Bairro Alto considerados também com histórico de violência. A linha do trem como o córrego também é uma fronteira que divide o bairro com a Vila Oficinas ou o Cajuru por toda a extensão do bairro, até Pinhais. População 24.000 habitantes.

    Excluído:

    Educação: O Capão da Imbuia cedia algumas Instituições Escolares públicas estaduais e municipais que são: Colégio Estadual Maria Aguiar Teixeira,Colégio Estadual República Oriental do Uruguay, Colégio Estadual Paulo Leminski, Escola Municipal Enéas Marques dos Santos, Escola Municipal CEI Eva da Silva.

    Adicionado:
    Adicionado: Adicionado: Adicionado:
    Adicionado: